Queixa-crime e insultos! Liberdade em suspenso na celebração dos 50 anos

Categoria: Notícias, PSD Paços de Ferreira

Nas últimas semanas e nas próximas, muitas são as iniciativas, eventos, efemérides que por todos o país vão evocar o 25 de Abril e as suas conquistas. Momento que se falará sobre os desafios de Abril, a necessidade de garantir os avanços ainda não efetivamente concretizados, como a igualdade plena das mulheres, a habitação condigna para todos os Portugueses ou o acesso aos cuidados de saúde.
Desafios, mas também riscos, pois não há garantias que a democracia que hoje vivemos e conhecemos seja eterna. O crescimento dos partidos extremistas, sejam eles a esquerda, que se manifestou logo após abril de 1974, quer à direita, que mais recentemente tem crescido no nosso país. Mas a vigilância não pode estar apenas nos movimentos partidários, mas também nos políticos populistas, assumidos ou disfarçados. Com discurso fácil, carregados de egocentrismo, são capazes de tudo, de trair a confiança dos membros dos seus partidos, ou mudando até de ideologia ou partido, apenas para atingir os seus propósitos.


Por cá, no nosso concelho, também existem preocupações! Um sentimento que a liberdade está em suspenso, guardada ou apenas ao acesso de alguns.

A recente proposta dos vereadores da maioria socialista na Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em avançar com uma queixa-crime contra o PSD, visando os vereadores do PSD, em resposta a uma campanha política divulgada em outdoor, não é mais do que uma queixa-crime contra o 25 de Abril, contra a liberdade de pensamento e expressão. Queixa-crime que, à última hora, foi retirada com vergonha de assumirem que o fato do 25 de abril não lhes serve. Atitude que demonstra uma clara intimidação, velha tática dos regimes opressores, assim como o fazem nas reuniões de Câmara com insultos e insinuações ao caráter dos vereadores, só porque pensam diferente, só porque tem profissões, só porque são empresários, só porque existem.


Este não era o ambiente que desejávamos para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril no nosso concelho. No entanto, estarei, o PSD estará, sempre aqui, firme e resiliente, lutando contra aqueles que tentam condicionar o significado desta data, comprometidos a respeitar e a defender a liberdade que Abril nos ofereceu.

Alexandre Costa

Fonte: Gazeta de Paços de Ferreira