Habitações Sociais

Categoria: Notícias

Em março de 2021, após uma visita às habitações sociais de Penamaior, o PSD Paços de Ferreira alertou para a grave falta de condições da habitação social do nosso concelho, bem como a ausência de habitação a custos acessíveis, demonstrando a estagnação do executivo PS, naquela altura no poder há 8 anos, em termos de habitação. Situação que, não só impede o progresso do concelho, como também contribui para a fuga de população, em especial dos jovens. Uma realidade que, infelizmente se veio a confirmar nos últimos censos.
No seguimento, tivemos a reação do PS que se manifestou logo depois, em abril de 2021, com a apresentação da Estratégia Local de Habitação (ELH), que até então parecia esquecida numa gaveta. Apesar da aprovação deste documento, o compromisso com a requalificação e a construção de novas habitações continua por concretizar.
Por outro lado, o projeto habitacional em Freamunde, que propõe um investimento desproporcional de 15,5 milhões de euros para 60 habitações, levantou sérias questões sobre a dimensão dos custos e a gestão dos recursos públicos.
Agora, talvez pela persistência e as críticas do PSD, o executivo PS veio propor uma nova construção para Freamunde de mais 60 habitações, na atualização da Estratégia Local de Habitação (ELH) aprovado em fevereiro último. Só que desta vez com um orçamento de 9,75 milhões de euros, menos 6 milhões de euros que o anterior investimento do mesmo número de fogos, mais alinhado com os preços de mercado. Esta mudança, embora seja um passo positivo, sublinha a tendência reativa do PS, que parece mobilizar-se apenas sob pressão, revelando falhas de proatividade!
Assim, provavelmente, ainda vamos assistir ao lançamento de Uma Oferta Pública de Aquisição de Habitação.