Na sexta-feira passada (17 de maio de 2024), ao final do dia, o Tribunal de Contas (TdC) criticou, em comunicado, a falta de transparência na atribuição de subsídios municipais, apontando que vários municípios, incluindo Paços de Ferreira, não definem critérios claros para a concessão de apoios. Esta gestão opaca compromete a justiça e a equidade na distribuição dos recursos municipais.
Precisamente no mesmo dia em que o PSD apresentou uma proposta de apoio à aquisição de veículos elétricos para as IPSS do nosso concelho, a maioria socialista desvalorizou-a em vez de promover uma discussão construtiva. A nossa proposta reforça o apoio às IPSS, defende as questões de segurança, mobilidade e ambientais, e promove a transparência e a equidade na gestão dos apoios municipais.
Reiteramos a nossa posição: é essencial adotar critérios justos e transparentes na gestão dos subsídios municipais, garantindo que todas as instituições e cidadãos tenham igual acesso aos apoios. Estamos preocupados, pois este é mais um caso a juntar ao histórico recente de notícias sobre a possível má gestão dos recursos municipais.