O tempo das árvores

Categoria: Notícias, PSD Paços de Ferreira

Está patente em Serralves uma exposição do escultor Paulo Neves intitulada “O tempo das árvores”. Com trinta esculturas, feitas em madeira de árvores queimadas ou mortas, pretende “homenagear as incontáveis árvores queimadas”.

A exposição é digna de ser visitada.

Quando pensamos que aquelas obras de arte são feitas a partir de árvores que serviram de sombra e de alimento para muitos animais, é de aplaudir esta forma de as homenagear, quando podiam simplesmente ser esquecidas.

Ao visitar esta exposição, associei a imagem do carvalho caído no jardim de Paços de Ferreira. Ficará ali esquecido ou, a merecida homenagem à árvore que foi “companheira” de tantas gerações, será feita com dignidade, deixando marca para as gerações seguintes?

Ainda no mesmo tema, lembrei-me do concurso promovido recentemente pelo nosso município para, de entre dez árvores do nosso concelho, eleger a “Árvore do Ano Paços de Ferreira 2024”.

As dez árvores escolhidas, cada uma mais imponente e bela, foram sujeitas a votação pública. A escolha era difícil. Todas elas merecem este estatuto.

Interessa agora, acompanhar e cuidar estas belíssimas árvores e incentivar os nossos jovens a visitá-las e apreciá-las, criando consciência da importância da proteção da biodiversidade.

Teresa Paula Costa

Fonte: Gazeta de Paços de Ferreira