As nossas creches

Categoria: PSD Paços de Ferreira

Durante o ano de 2020, o nosso concelho foi contemplado com a aprovação de construção e abertura de seis creches. Uma boa notícia para Paços de Ferreira, onde o número de creches existentes, financiadas pela Segurança Social, é muito escasso para dar resposta à população. Como em Paços de Ferreira, aconteceu noutros concelhos.

Este processo tem origem na candidatura à abertura de creches no âmbito do programa Pares 2.0. As seis IPSS de Paços de Ferreira que se candidataram e obtiveram resposta positiva, apresentaram orçamento que foi feito à data das candidaturas ainda em 2019.

O programa de financiamento tem um tecto máximo do qual financia 70%, ficando o restante valor a cargo da instituição.

O financiamento aprovado contempla projectos, infraestruturas, equipamentos e fiscalização.

Todas as IPSS foram fazendo o seu percurso, que naturalmente passa pelo concurso público para a construção do equipamento.

Neste momento não existem empresas de construção civil a dar resposta. Os concursos têm ficado desertos. O orçamentado em 2019 não é compatível com os custos actuais de matérias primas e de mão de obra (para além da sua escassez).

Actualmente, os orçamentos, em muitos casos, já estão duplicados e o financiamento é o mesmo, deixando as IPSS com um encargo financeiro demasiado pesado, que não era previsto aquando da candidatura.Como instituições sem fins lucrativos, não possuem fundos próprios, tendo de recorrer à banca com contrapartidas bastante penosas.

Num estado que tem como uma das bandeiras, creches grátis para todos, é imperativo que haja um esforço global com a intervenção das autarquias para a resolução de todo este impasse e para avanço destes projectos tão importantes no actual contexto

Se não houver este empenho corremos o risco de não haver projecto que resista e continuaremos carentes de creches.

Teresa Paula Costa
Fonte: Gazeta Paços de Ferreira