A IMPORTÂNCIA DA APAV NO CONCELHO

Categoria: Notícias

No passado dia 11 de janeiro, a maioria socialista apresentou uma proposta para a cessação do protocolo com a APAV. Esta proposta foi aprovada com os votos contra dos vereadores do Partido Social Democrata.


O gabinete de apoio à vítima está a funcionar no concelho desde maio de 2017, sempre cumprindo com os procedimentos previstos legalmente e com a discrição, competência e profissionalismo que é exigível a esta área tão sensível. Este gabinete tem vindo a ser reconhecido por várias entidades do concelho e fora do concelho, nomeadamente autoridades policiais, ministério publico, tribunais e outras instituições. Tem tido uma resposta adequada e eficiente, bem como sigilosa, com é o seu dever.
Esta atuação tem sido liderada pela APAV, instituição reconhecida no país pela sua intervenção nesta área, junto de vítimas de todos os tipos de crime, destacando-se as vítimas de violência doméstica. Este protocolo tem sido uma mais valia para o concelho. A colaboração com a APAV não se esgota na resposta da equipa do gabinete. Através da APAV os nossos munícipes têm acesso a todas as respostas diferenciadas e especializadas que existem nesta instituição, em que técnicos especializados nas várias áreas como crimes sexuais, tráfico de pessoas, stalking, vítimas de homicídios, entre outras. Quando necessários, estes serviços vêm a Paços de Ferreira para acompanhar as pessoas sem terem que se deslocar aos grandes centros urbanos.


Complementam esta atuação a implementação de projetos de prevenção nesta área que a APAV tem e que estão a ser implementados nas escolas do concelho, em algumas turmas no 1 ciclo e que se esperava que se alargasse a toda a comunidade.


O Sr. Presidente de Câmara, e a ex-vereadora, Filomena Silva, em várias ocasiões, teve oportunidade de enaltecer o trabalho do gabinete, bem como da parceria com a APAV.
Considerando tudo isto, quais as razões objetivas que têm para terminar uma parceria que estava a funcionar em pleno e que novos benefícios esta mudança vai trazer para o seu bom funcionamento?
Nem com várias tentativas foi possível obter resposta a estas questões. O Sr. Vereador Paulo Ferreira limitou-se a dizer que era uma opção e que este gabinete seria liderado por elementos da Acão social da Câmara Municipal.


Será este o caminho que queremos para o nosso concelho? Será esta Câmara Municipal “mais musculada”, como afirmou o Sr. Vereador Paulo Ferreira, que serve os nossos munícipes?
Até quando vamos desbaratar o saber fazer pelo experiencialismo?


Esperamos que ainda se possa reverter esta decisão que vai deixar mais pobre o nosso concelho.

Fonte: gazeta de Paços de Ferreira