Liderar ou chefiar?

Categoria: Notícias

“Liderança é acção e não posição”

Donald McGannon

A liderança é uma aprendizagem e com bons líderes surgem as organizações de referência e as comunidades e famílias felizes.

Os autocratas, que estão por todo o lado, no governo de nações, autarquias, empresas, não ouvem quem tem ideias diferentes, e acabam por tornar mais pobres as organizações que lideram.

Li, há dias, que há empresas que atribuem um incentivo monetário extra, para fixar os bons colaboradores, reconhecendo que as suas competências valorizam as equipas. Noutras organizações, acontece precisamente o contrário, pessoas criativas, com ideias próprias e com capacidade de liderança, não são bem vindas e acabam por ser afastadas ou afastam-se procurando outras oportunidades.

Apenas os que idolatram o chefe, independentemente de considerarem que não são tidos em conta nas tomadas de decisão, permanecem. Acabam por viver infelizes e vão fazendo infelizes os que lhes são mais próximos.

Um líder eficaz deve ser capaz de se colocar no lugar das outras pessoas e compreender as suas necessidades e preocupações, respeitando a sua liberdade. Deve entender a importância da diversidade e da inclusão, esforçando-se por criar um ambiente de trabalho inclusivo onde todos se sintam valorizados.

Quando a mentalidade do líder é o oposto destes pressupostos as consequências são imprevisíveis e, em muitas situações, os seus seguidores são os primeiros a traí-lo.

Teresa Paula Costa

Fonte: Gazeta Paços de Ferreira