“A Era dos Muros”

Categoria: PSD Paços de Ferreira

Este é o título dum livro de Tim Marshall.

Aqui é abordado o tema da construção de muros entre várias nações, nos diferentes continentes. Sessenta e cinco países, mais de um terço dos Estados-nação do mundo, construíram barreiras físicas em várias fronteiras. Só na Europa, existem dezasseis muros. Neste continente já foram construídos mil quilómetros de muros, desde a queda do Muro de Berlim.

A queda do Muro de Berlim, em 1989, assinalou o fim da Guerra Fria e seria um marco para a abolição dos muros entre os povos. Passados trinta anos, por motivos variados, há muitas mais divisões.

Tim Marshall, neste livro, mostra-nos que estamos cada vez mais divididos.

Continuam a surgir muros. E quando não são muros físicos, são ideológicos.

Construímos muros sempre que segregamos por raça, crença religiosa, ideologia política, clube de futebol, poder económico e, pasme-se, até por profissão.

E, se há pessoas bem resolvidas e que não se sentem minimamente afectadas, quando são barradas por este tipo de muros, haverá outras que ficam marcadas. Estes muros que muitos pretendem construir à sua volta, definem os seus construtores.

Por outro lado, vemos pessoas genuinamente interessadas em criar laços, construir pontes, abrir portas, derrubar muros.

São estes que devemos seguir. Os que pensam no bem-estar geral, independentemente da profissão, da formação académica, do poder económico. Pessoas disponíveis, altruístas e com mentes sãs.

Entender o que levou à construção de muros no passado e no presente é fundamental para transformar a “Era dos Muros” na “Era das Pontes”, com o contributo de todos.

Teresa Paula Costa
Fonte: Gazeta Paços de Ferreira