Os novos nómadas

Categoria: PSD Paços de Ferreira

Significado de nómada segundo o dicionário de Língua Portuguesa: 1) que não tem habitação fixa e se desloca com frequência para garantir a subsistência;2) relativo às pessoas ou aos povos que se deslocam permanentemente.

Durante as últimas décadas era comum a fixação das famílias numa determinada localidade. A constituição de família e a aquisição de habitação própria, por esta ordem ou inversa, eram dois dos objectivos das pessoas da minha geração.

A escolha da localidade de fixação era feita de acordo com as ligações familiares ou com a proximidade ao local de trabalho. Por todo o país houve zonas que “perderam vida” porque a tendência era a fixação nas grandes cidades.

As grandes empresas estavam (e estão) sediadas nos grandes centros e a empregabilidade aí era maior. Foram crescendo as chamadas “cidades dormitórios” e o interior do país foi perdendo habitantes. Também as ilhas viram os jovens sair e fixarem-se no continente, principalmente em Lisboa e Porto.

As novas gerações enfrentaram novos desafios. As mentalidades mudaram. Vivem na “aldeia global”. As grandes empresas têm filiais espalhadas por toda a Europa ou por todo o Mundo e os funcionários podem ser chamados por qualquer uma das dependências e encaram-no com naturalidade. Vão enriquecendo o seu curriculum e conhecendo novas realidades.

O recurso, forçado, ao teletrabalho leva-nos a uma nova realidade. A deslocação ao escritório foi substituída pelo acesso fácil à tecnologia que nos liga ao resto do mundo -uma simples ligação à internet. Já não há necessidade de se fixarem e podem desempenhar as suas tarefas a partir de localidades diferentes.

Recentemente, li um artigo que tinha como título “Os nómadas digitais” fazendo referência a que as deslocações diárias ao escritório físico têm os dias contados. Já não haverá necessidade de fixação nas grandes cidades. Estes nómadas digitais estão agora a deslocar-se para zonas mais rurais, a mudar de região e até de país.

A Madeira está a atrair este tipo de nómadas criando condições atractivas para estas estadias e pretende tornar-se um dos “10 melhores destinos do mundo para trabalhar remotamente”.

Há ainda muitas atividades que exigem presença física, mas mesmo aí, a Inteligência Artificial e a robotização estão a ditar novos paradigmas.

“Todo o mundo é composto de mudança
Tomando sempre novas qualidades”. LVC

Teresa Paula Costa, Comissão Política Concelhia de Paços de Ferreira do PSD

Fonte: Gazeta Paços de Ferreira