Com a minha Terra…

Categoria: Notícias, PSD Paços de Ferreira

Na sequência do pedido de suspensão de Mandato apresentado pelo Prof. Valentim, fui eleita, pelos meus Colegas, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal.

            Antes de mais, quero deixar uma palavra ao Prof. Valentim. A sua sensibilidade, a sua retidão e a sua forma de estar franca e verdadeira são exemplos e lições para todos nós. E digo “são” uma vez que contamos todos que esta suspensão de mandato, motivada por questões familiares, termine o mais rápido possível, com as razões que a motivaram resolvidas da forma mais feliz possível para a família. Mas também porque, como o próprio Prof. Valentim fez questão de nos dizer, durante este interregno ele vai continuar presente, ao nosso lado, na luta por um concelho melhor.

Assumir esta função de líder da bancada na Assembleia Municipal, ainda que temporariamente, a meio do Mandato e em substituição de alguém tão carismático como o Prof. Valentim, não foi uma decisão fácil. Mas a verdade é que o sentido de responsabilidade não me permitiu virar as costas a este desafio.

Acredito profundamente na Democracia. Não é um sistema perfeito, mas a História provou que é o único no qual o Homem pode ser livre, sonhar com uma vida melhor e viver numa sociedade mais justa e equitativa. Não é um sistema sem falhas, mas é aquele em que eu quero que a minha Filha cresça.

Mas a Democracia exige trabalho. Na Democracia, todos somos chamados a fazer a nossa parte. Em Democracia, não podemos ficar no sofá, sendo treinadores de bancada. A Democracia só funciona se houver quem esteja disposto a enfrentar desafios, a assumir responsabilidades e a lutar pelos seus ideais.

Os desafios dos próximos tempos são grandes. O estado do País e do Concelho obrigam-nos a muitas reflexões e, com toda a certeza, a grandes combates políticos. A falta de esperança que se sente na sociedade, o autoritarismo de quem governa achando que tudo pode e a ausência de um rumo claro obrigam-nos, a todos, a ter a coragem de assumir os desafios que nos colocam e a lutar por uma mudança real.

Aos meus companheiros de Partido, aos que votaram no PSD e a todos os pacenses, não posso, como é lógico, prometer mudanças impossíveis. Mas posso assumir com todos o compromisso de, enquanto líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, lutar pela Democracia, pelo pluralismo, pelo respeito pelos outros e por um concelho melhor, que tenha um futuro para oferecer aos nossos filhos!

Joana Araújo

Fonte: Gazeta de Paços de Ferreira