As nossas tradições

Categoria: PSD Paços de Ferreira

Na minha freguesia – Frazão – festejamos, nestes dias, as festas dedicadas a Nossa Senhora das Candeias, no dia dois, e ao S. Brás no dia três de Fevereiro.

Confesso que estas celebrações são para mim, das mais importantes do ano.

Trata-se de uma festa de cariz religioso, á qual estão associadas algumas tradições populares que se pretendem perpetuar.

Nas celebrações religiosas, destaco o significado da festa da Nossa Senhora das Candeias ou da Apresentação do Senhor, onde tradicionalmente, os pais apresentam os filhos pela primeira vez no “templo”. Simboliza a apresentação de Jesus no templo, aos quarenta dias do seu nascimento. A festa de S.Brás, bispo e mártir, tem um significado especial; desde sempre, são muitos devotos que, vindos de várias localidades, aqui se deslocam para participar nas celebrações, cumprindo as promessas feitas ao santo.

Paralelamente à festa religiosa existem tradições associadas á coincidência desta data com a prova do fumeiro, ou seja, por esta altura as carnes do fumeiro já estão curadas e prontas para consumir.

Várias gerações viveram e vivem esta tradição, que tem atravessado anos melhores ou piores, diferentes crises, mas mantém, na sua essência, o convívio e a partilha. É a homenagem e valorização das gentes que se dedicam e trabalham para apresentarem os seus produtos, neste caso, o fumeiro.

No fim das festas, é feita a passagem de testemunho ao juiz da festa do próximo ano, ao som dos bombos e da banda de música, no adro da capela.

No ano passado não tivemos oportunidade de cumprir a tradição, e este ano, as celebrações realizam-se ainda com algumas limitações.

Preparamo-nos para voltar em grande no próximo ano.

Teresa Paula Costa
Fonte: Gazeta Paços de Ferreira