Vida associativa depois dos Centros Escolares

Categoria: PSD Paços de Ferreira

A Junta de Freguesia de Meixomil inaugurou o Cantinho do Encontro, um centro de convívio destinado à comunidade sénior que vai colmatar uma lacuna há muito identificada na localidade. O presidente Serafim Leal fez deste equipamento uma prioridade no seu mandato autárquico, entregando-se ao projeto de corpo e alma para que, juntamente com a sua equipa do executivo, fosse possível transformar o sonho em realidade e o resultado está agora à vista. Um mérito partilhado com o Centro Paroquial de Meixomil, parceiro que permitiu levar em frente este espaço que será de importante apoio aos idosos da freguesia.

Este projeto inovador reflete a capacidade proativa do presidente Serafim Leal, atento às necessidades das pessoas, e surge no seguimento das políticas de apoio social e de desenvolvimento associativo defendidos pelo PSD Paços de Ferreira. O exemplo de Meixomil está na linha de gestão das Juntas de Freguesia de gestão PSD do concelho, que tem aproveitado os espaços das antigas escolas para dinamizar as várias associações, como acontece, por exemplo, em Penamaior, na agregação de várias instituições e coletividades, e em Modelos, onde serve de apoio para a prática desportiva e de apoio logístico às comissões de festas. Os edifícios contribuíram ainda para apetrechar algumas Juntas de Freguesia com instalações mais dignas, como aconteceu em Ferreira e Sanfins, Lamoso e Codessos.

Estes são alguns exemplos da gestão PSD nas Juntas de Freguesia do nosso concelho, com os seus presidentes a construírem projetos de valor para a comunidade e a provar que a mera transferência de competências para as Juntas atribuída pela Câmara Municipal deve ir muito além das limpezas das bermas das estradas, porque ninguém conhece melhor a população que os seus presidentes de Junta.

A instalação de associações nas antigas escolas vem também demonstrar que a decisão do passado assumida pela construção dos novos centros escolares nas freguesias do concelho está ainda a dar frutos nos dias de hoje, pois continuam a ser fundamentais para as respostas sociais, desportivas e culturais, contribuindo com novos espaços e melhores condições para o desempenho das suas atividades, fruto dos protocolos que vão sendo celebrados.

Esta é a prova que o investimento nos centros escolares permitiu o crescimento e engrandecimento das nossas associações, pois, se assim não fosse, muitas delas ainda hoje não teriam um espaço para poderem desenvolver as suas atividades e que comprometeria o desenvolvimento do nosso associativismo.

Alexandre Costa
Fonte: Gazeta Paços de Ferreira