Caminhadas e passeios

Categoria: Notícias

Atrevo-me a dizer que actualmente, as caminhadas são o exercício físico com mais praticantes. É um desporto que não requer muito investimento financeiro na aquisição de meios para a prática, não tem um número limite de participantes e não tem limites de espaço.

Foram surgindo, por todo o lado, em pequenos grupos de duas a três pessoas e neste momento temos sugestões de caminhadas organizadas quase todos os dias. Algumas têm como objectivo o convívio e o laser e outras aliam a esta experiência algum tipo de angariação de fundos para as mais variadas instituições.

A medicina moderna recomenda a prática regular de exercício físico como auxiliar da terapêutica de doenças desde a diabetes, doenças cardiovasculares, neurológicas e psíquicas. E, quando o doente se mostra mais resistente a praticar exercício, as caminhadas são o exemplo mais sugerido.

Caminhar diminui o stress, aumenta a sensação de bem-estar devido à libertação de serotonina, (a chamada “hormona” da felicidade), estimula a estrutura muscular, a circulação sanguínea e protege o coração.

Vemos grupos de pessoas, diariamente, a caminhar por todas as ruas do nosso concelho. A marcante diferença destas caminhadas prende-se com a existência de passeios / bermas nas diversas ruas.

Alargaram-se os passeios nos dois grandes centros urbanos, Paços de Ferreira e Freamunde. E as restantes freguesias? Para quando criar condições para que os peões se desloquem em segurança pelas ruas de todas as freguesias? E não me refiro apenas aos que praticam caminhadas, mas a todas as pessoas que no seu dia a dia têm necessidade de se deslocar ao minimercado local, à farmácia, ao café da sua rua. Quantos quilómetros de ruas sem passeios? E quantos passeios que, após intervenções das empresas de telecomunicações, águas, saneamento e energia, ficaram em más condições e representam perigo para quem se desloca e tem de se desviar, correndo o risco de atropelamento?

Apesar de saber que este, será trabalho para uma década, todos gostaríamos de saber qual o esforço que está a ser feito, pelo município, neste mandato, para minimizar estas faltas.

Teresa Paula Costa
Fonte: Gazeta Paços de Ferreira